Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Recorte histórico da Educação Física


 A Educação Física sofreu influência de diferentes períodos históricos que ora contribuíram e (ou) causaram retrocessos ao seu desenvolvimento. Como forma de tentar exemplificar a influência de alguns períodos da história faremos um recorte mostrando resumidamente como era encarada a Educação Física ou, necessariamente, a prática corporal na Pré-história, Grécia, Roma e Idade Média.

1-      Pré-história

O homem pré-histórico, na primeira fase de seu primitivismo, tinha sua vida cotidiana pontuada, principalmente, por duas grandes preocupações – atacar e defender. Realizava exercícios de forma natural praticando movimentos utilitários de forma espontânea e ocasional.
A transmissão de geração a geração de uma série de práticas utilitárias observadas e imitadas  possibilitaram-lhe, vivendo em meio hostil, melhorar e apurar seus sentidos, forças, destrezas, capacidades físicas  e habilidades.

2-      Grécia e Roma

Na Grécia nasce o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta. O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a. C-393 d. C), demonstra a importância da atividade física nesta época.
Em Roma, o exercício físico tinha como objetivo principal a preparação militar e num segundo plano a prática de atividades desportivas como os combates de gladiadores que estavam sempre ligados às questões bélicas. Recordações das magníficas instalações esportivas desta época como as termas, o circo, o estádio, ainda hoje impressionam quem os visita pela magnitude de suas proporções.

3-      Idade Média

As manifestações de caráter físico, como a prática esportiva e o culto ao corpo, tão celebrados pelos gregos não encontraram o mesmo estímulo na Idade Média. Alguns estudiosos acreditam que a queda do império romano foi muito negativa para a Educação Física, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda a Idade Média. O culto ao corpo era um verdadeiro pecado. Alguns pesquisadores se referem a esse período histórico como sendo a "Idade das Trevas".

Em síntese a prática da atividade física vem da pré-história, afirma-se na Antiguidade, quase estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e  se sistematiza nos primórdios da Idade Contemporânea tornando-se mais desportiva e universalizada atualmente.

Movimentos Básicos da Ginástica



Podemos dizer que os movimentos básicos da ginástica são milenares, pois desde a origem do homem eles passaram a ter papel importante. No início eram utilizados para sobrevivência em meio à natureza; em seguida, passaram a ser utilizados, em forma de exercícios, na preparação física para a guerra; em épocas e regiões diferentes, a ginástica também foi encarada como mecanismo capaz de tornar o corpo mais belo e saudável o que, de certa forma, ainda mantêm-se presente hoje.
 
De maneira geral podemos dizer que a ginástica é constituída de habilidades básicas como rastejar, rolar, andar, correr, equilibrar, saltar, girar, carregar, lançar, dentre outros. Se pararmos para observar, as várias vertentes da ginástica irão utilizar variações mais complexas dessas habilidades dando assim características diferenciadas para cada uma delas.