Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O atletismo vira sinônimo de Olimpíada e segue os seus altos e baixos (7° Ano)


Correr, saltar, arremessar, lançar... O atletismo, símbolo da aura olímpica, surge na Grécia e era chamariz dos jogos da Antiguidade.
Foi na Grécia que o Atletismo ganhou adeptos e se desenvolveu. Ainda sem o lema do mais rápido, mais alto, mais forte, criado pelo padre Dére Didon – “citius, altius e fortius” - em 1896, o atletismo surgiu em meio a jovens gregos e soldados, com o objetivo de aprimorar as habilidades corporais e criar competições.
Ao longo dos séculos, o atletismo esteve restrito ao treinamento de soldados, ressurgindo como esporte nas universidades inglesas. Duas delas, Cambridge e Oxford, promoveram em 1864 a primeira grande prova da era moderna.

Mesmo em expansão, o atletismo só resgata seu prestígio com a reedição dos jogos, em 1896. Em sua versão moderna, o esporte destaca a criação de ídolos. O primeiro deles apareceu logo em Atenas 1896: o grego Spyridon Louis, que venceu a maratona acompanhado de seu cachorro, Zeus, e a ele dedicou a vitória após ser ovacionado e receber até proposta de casamento.
Outro marco veio em 1921: a fundação da IAAF, federação que assume o esporte e é hoje, ao lado da FIFA, a principal entidade de um esporte no mundo. Desde 1977, premia em dinheiro quem vence mundiais e bate recordes.
O atletismo moderno ainda reserva espaço para as mulheres, que começaram a competir em Amsterdã – 1928. E, a contragosto, vê a escala do doping. A tal ponto que a Olimpíada de Seul – 1988 ficou marcada pelo caso de Bem Johnson, que teve cassados ouro e recorde nos 100m.

Fonte: Texto adaptado de Folha de São Paulo. “Atletismo vira sinônimo de Olimpíada e segue os seus altos e baixos”, 27 de agosto de 2000, Caderno Gênese do Esporte, p. 3.

Responda as Questões abaixo em seu caderno:

1-   Onde surge o atletismo e com que objetivo?
2-  Quando e onde as mulheres começaram a competir no atletismo moderno?
3-  Pesquise o significado de doping.
4-  Pesquise modalidades do atletismo que envolva saltos, arremessos, corrida e lançamentos e comente um pouco sobre as modalidades escolhidas por você trazendo algumas informações sobre elas.    

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário