Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2012

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DO HANDEBOL


O Handebol (handball) é um esporte excitante. Para muitos uma boa combinação de características do basquetebol com o futebol. Joga-se com as mãos numa quadra onde atira-se uma bola especial contra um gol, protegido por um goleiro, como no futebol. De acordo com a história, jogou-se handebol pela primeira vez em 1895, mas a primeira partida internacional foi em 1935, entre Suíça e Dinamarca.

No início, como aconteceu em outros esportes, o handebol surge com características especiais bem diferentes do handebol que conhecemos hoje. Jogava-se com onze jogadores por equipe, com regras iguais às do futebol e ao ar livre. E foi assim que o handebol foi admitido nos jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, pois os alemães são tidos como os inventores do handebol de campo e conseguiram inclui-lo na competição que promoveram, conquistando o 1° lugar, com Áustria ficando em 2° lugar e a Suíça em 3°. O curioso é que o handebol só voltou aos jogos olímpicos em 1972, na mesma Alemanha, mas em recinto fechado, com sete jogadores de cada lado. Em 1976 o handebol feminino foi admitido nos jogos e não mais saiu do calendário olímpico.

A técnica do handebol no decorrer da história evoluiu muito. É preciso passar bem a bola, surpreendendo o adversário com deslocamentos rápidos e execução de passes buscando companheiros desmarcados. Há sistemas desenvolvidos para atacar e defender, existindo também maneiras diferentes de arremessar para o gol.
Ao assistirmos a um jogo de handebol observaremos que as ações dos jogadores são bem rápidas sendo que ambas as equipes buscam conquistar o gol arremessando a bola contra a meta adversária.

Embora seja um esporte internacionalmente praticado, presente nas Olimpíadas de 1936 e constando do programa olímpico desde 1972, o handebol ainda é pouco conhecido e difundido no Brasil.
Quase não aparece na televisão, não é transmitido/noticiado por rádio e ocupa pouco espaço nos cadernos de esportes dos principais jornais. Sua prática ainda está em grande parte restrita às escolas, em especial às aulas de Educação Física, e alguns clubes.
Dada a dificuldade de encontrarmos espaços que propiciem o aprendizado o handebol, devemos aproveitar as aulas de Educação Física na escola para aprender a jogar o handebol, tendo assim a oportunidade de diferenciar as práticas corporais de lazer e esportes que conhecemos. 


Referências:
 
DUARTE, Orlando. História dos Esportes. 4° ed. Senac São Paulo. 2003.

DARIDO, Suraya Cristina et al. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de Intervenção na Escola. Campinas SP. Papirus 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário